Pais entregam filhos em boca de fumo para pagar dívida com traficantes no ES; Recém-nascidos e crianças de colo, estão sendo deixados pelos pais viciados em drogas em bocas de fumo para pagar dívidas de drogas.

Segundo o defensor público Carlos Eduardo Amaral, crianças abandonadas têm de 0 a 2 anos.  (Foto: Fernando Ribeiro/Arquivo AT)
Segundo o defensor público Carlos Eduardo Amaral, crianças abandonadas têm de 0 a 2 anos. (Foto: Fernando Ribeiro/Arquivo AT)

Segundo o defensor público da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Amaral, que atua em Vila Velha, um dos casos investigados é o de uma jovem, de 19 anos, que não teve o nome revelado, que deixou a filha, com um mês de vida, em uma boca de fumo, no bairro Boa Vista, em maio deste ano.

De acordo com o defensor, a mulher teria dado a filha a uma integrante do tráfico de drogas da região. “Ela tinha intenção de pagar dívidas antigas e continuar usando a substância”.

Carlos Eduardo Amaral disse que a

criança, que ainda não tinha sido registrada em cartório, agora está com a bisavó, que tem 60 anos. “É comum encontrar bebês nessa situação. Tive um caso deste ontem, terei hoje e provavelmente amanhã também”, lamentou.

Para ele, a situação é corriqueira e as denúncias costumam chegar através de familiares, que não concordam com a atitude do responsável pela criança.

“Na família sempre tem alguém de bem que chega até nós e informa o que está acontecendo. Nós imediatamente fazemos busca e apreensão da criança”, afirmou.

Amaral disse que as crianças resgatadas são entregues aos familiares mais próximos e, quando isso não é possível, elas são levadas para uma casa de adoção ou um abrigo.

O defensor relata que, na grande maioria das vezes, as crianças encontradas estão com alguma doença. “HIV (aids), gonorreia e sífilis, são as mais comuns”, destacou o defensor público.

O defensor disse ainda que, no município de Vila Velha, esses casos são mais comuns em determinadas regiões. “Geralmente em bairros marcados pela violência, como Santa Rita, Primeiro de Maio e Grande Terra Vermelha”.

Tribunaonline.com